O que o Google quer e como funciona a métrica performance no Core Web Vitals?

Camillo Dantas SEO
4 min readMar 15, 2021

É muto importante que todos entendam o que o Google quer e como funciona a métrica performance no Core Web Vitals.

A métrica Performance do Core Web Vitals está ligada diretamente a qualidade do servidor e tamanho do HTML final de download e renderizado pelo navegador.

1-Velocidade de entrega do conteúdo pelo servidor.

2-Tamanho total do HTML/arquivos gerado, renderizado da página pelo navegador e velocidade de renderização.

Você pode ter o melhor servidor do mundo mas se sua página tiver muitos elementos e gerar um HTML pesado sua métrica vai ser como esta da imagem.

Mesmo com otimização máxima, existe um limite definido pelo google para o tamanho do arquivo gerado X conexão X qualidade do servidor. Para conseguir pontuação máxima você tem que estar dentro deste limite.

A métrica performance é a única que para você ter boa pontuação vai ter que planejar uma página com a quantidade de itens que realmente são importantes para seu usuário e a sua conversão.

Após o planejamento do que realmente é importante você vai otimizar o máximo possível.

Está métrica exige planejamento de distribuição de elementos por páginas para evitar ter um grande número de elementos na mesma página.

O que o Google quer?

Muitas pessoas não entendem o que o Google quer e acham que uma página pesada e com muitos elementos deve ter a possibilidade de ter boas métricas.

O Google quer que o arquivo final seja de um tamanho adequado e dentro das regras da métrica e isso depende da quantidade de linhas de programação, scripts e arquivos da página.

Não existe mágica na otimização, é pura matemática.

O Google quer que você crie páginas leves, eficientes e bem planejadas.

Existe um limite de tamanho do download total da página para conseguir a pontuação máxima na métrica performance e você pode testar.

Quando você começar otimizar sites, você vai ouvir muito de pessoas sem conhecimento e até ignorantes as frases:

“Esse site tem pontuação máxima mas é feio”

“Esse site tem pontuação máxima mas é limpo demais”

“Porque não otimiza um site bonito”

Para estas pessoas um site bonito, são os sites antigos cheios de fotos, slides e animações que demoram 20 segundos pra carregar, com taxa de rejeição de 85% e acham normal.

Mas o que o Google quer, sites limpos, bem planejados e eficientes, focados na experiência do usuário e na maioria dos usuários que hoje acessam por celulares.

O conceito de site eficiente e que converte evoluiu

A era dos sites carro alegóricos cheios de animações, slides, pula pula, pesados chegou ao fim.

Se o Google definiu as regras e quer que seu site seja uma pena, vc não tem como enganar ele e ter um elefante fantasiado com pontuação máxima.

As métricas que o Google criou foi baseada em milhares de sites de sucesso em todo o mundo, então é uma ótima ideia seguir esta fórmula de sucesso.

Você vai otimizar ao máximo seu site antigo, quando ver que chegou no limite , todas as métricas 100 e sua métrica performance ainda está abaixo de 90, se você quiser subir terá que remover elementos da página.

Elementos externos e scripts externos temos estratégias para não interferir na pontuação mas elementos internos não, estes fazem parte do download da página e mesmo ultra otimizados tem seu tamanho de arquivo e contam na pontuação.

A otimização vai ser na criação da página com um HTML reduzido e arquivos super otimizados.

Quem quiser uma boa pontuação vai ter que seguir as regras do Google querendo ou não, é matemática baseada no tamanho do download da página.

Gostando ou não, o Google é que manda e criou a métrica.

E métrica performance é muito importante porque está ligada ao carregamento e renderização, quanto melhor a pontuação, melhor ainda suas chances de conversão e quedas em taxas de rejeição.

* O Google não exige de você a pontuação máxima.

Está métrica performance é recomendável acima de 90.

As outras métricas( Acessibilidade, Boas práticas e SEO ) que são métricas de qualidade de código, segurança e acessibilidade você deve se esforçar ao máximo para conseguir a pontuação máxima que é 100.

Não é exigido o máximo pelo Google mas é uma questão de qualidade e segurança do seu site e é bom se dedicar ao máximo.

São correções e cuidados pontuais e até relativamente simples de fazer e estar atento.

O usuário é o Rei

Estas otimizações são para tornar seu site melhor para o usuário e melhorar suas conversões independente do update Core Web Vitals, são otimizações para melhorar a experiência dos usuários do seu site.

Um abraço

Meu nome é Camilo Dantas, sou especialista em SEO, otimização de sites para conversão e métricas do core Web Vitals

Me siga no instagram para ter informações diárias sobre Core Web Vitals, SEO e otimização de conversão para vendas online.

https://www.facebook.com/CamilloDantasoOficial/

https://www.instagram.com/camillodantasseo/

https://camillodantas.com.br/

Curso avançado para otimização de sites

Se prepare para a próxima atualização do Google, Core Web Vitals Sites rápidos, eficientes e lucrativos

https://pagespeedacademy.com.br/

--

--

Camillo Dantas SEO

Meu nome é Camilo Dantas, sou especialista em SEO, otimização de sites para conversão e métricas do core Web Vitals